Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta receita de gaspacho de pêssego fresco apresenta uma deliciosa mistura de sabores doces e salgados e fica pronta facilmente em apenas 10 minutos.
A temporada de pêssegos por aqui este ano tem sido a mais bonita. ♡
Nosso garotinho, Teo, está atualmente com 16 meses de idade e amoroso seu primeiro verão, podendo experimentar todos os produtos maduros que a estação tem a oferecer. Mas devo dizer que, ultimamente, os pêssegos frescos têm se destacado como um novo favorito. Teo já aprendeu a procurar por eles no mercado (e eu aprendi a ficar atenta às mãozinhas que saem do carrinho de bebê para tentar pegá-los). E cada vez que ele morde uma fatia de pêssego fresco, ele solta um gritinho adorável de prazer. Como mãe de primeira viagem de um bebê, devo dizer que há algo mais doce do que ver o suco de pêssego fresco escorrer pelo queixo do seu bebê?
Não é preciso dizer que, ultimamente, temos trazido para casa uma quantidade recorde de pêssegos para todos nós. E como o gaspacho é absolutamente essencial aqui na Espanha durante o verão, temos misturado todas as sobras em lotes rápidos dessa sopa fria para combater o calor. A doçura dos pêssegos equilibra as notas salgadas do gaspacho de tomate clássico com perfeição. E quando temperado com um toque de manjericão fresco e servido perfeitamente gelado, não há nada mais refrescante em um dia quente de verão.
A ótima notícia sobre essa receita de gaspacho de pêssego em particular é que ela também é incrivelmente rápida e fácil de preparar. Não requer nenhum cozimento ou aquecimento da cozinha (o que é especialmente bem-vindo neste momento, durante a atual onda de calor recorde na Europa). E – como é o caso da maioria das receitas de gaspacho – o sabor é sempre ainda melhor para as sobras no dia seguinte.
Portanto, pegue mais alguns pêssegos frescos enquanto eles ainda estão na estação e vamos fazer um gaspacho de pêssego juntos!
Ingredientes do gaspacho de pêssego
Antes de chegarmos à receita completa de gaspacho de pêssego abaixo, aqui estão algumas observações sobre os principais ingredientes que o senhor precisará:
- Pêssegos: Qualquer variedade de pêssego fresco de que o senhor mais goste serve, de preferência o mais maduro e suculento possível. Não há necessidade de descascá-los!
- Tomates roma: Adoro usar tomates roma (também conhecidos como “pera”) no gaspacho, que o senhor precisará descaroçar antes de usar. (Basta cortá-los ao meio e, em seguida, retirar e descartar as sementes e o miolo branco).
- Pão: Aqui na Espanha, é tradicional colocar uma fatia de pão seco que sobrou para engrossar o gaspacho e ajudar a evitar que ele se separe. Acrescentei uma fatia de pão de trigo integral a esse lote, mas qualquer pão que o senhor tiver à mão serve.
- Pepino inglês: Gosto de usar pepinos ingleses ou persas para essa receita, pois não há necessidade de remover suas sementes. (No entanto, se o senhor tiver apenas um pepino tradicional à mão, não há problema – basta usar uma colher para retirar e descartar as sementes). Eu também costumo descascar os pepinos quando faço gaspacho, mas essa etapa é opcional se o senhor usar um pepino inglês ou persa.
- Cebola vermelha: Também adicionaremos uma pequena quantidade de cebola roxa picada grosseiramente, que o senhor pode lavar em água fria primeiro se quiser suavizar um pouco o sabor.
- Manjericão fresco: Adoro o sabor do manjericão fresco combinado com os pêssegos e tomates desta receita. Dito isso, a hortelã fresca também seria uma opção deliciosa aqui!
- Azeite de oliva: Acrescentaremos algumas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem de boa qualidade ao gaspacho, e os senhores podem acrescentar mais como guarnição.
- Vinagre de xerez: Vinagre de Jerez (vinagre de xerez) é a escolha tradicional para o gaspacho aqui na Espanha e tem um sabor maravilhoso nessa receita. Dito isso, se o senhor não tiver vinagre de xerez em sua despensa, o vinagre de vinho tinto ou o vinagre de cidra de maçã podem funcionar como substitutos.
- Sal e pimenta: Uma pitada de sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora, como sempre, para temperar.
- Alho: Adoro o sabor picante que dois dentes pequenos de alho cru acrescentam a esse gaspacho. Mas fique à vontade para usar menos alho se o senhor preferir.
- Guarnições: As guarnições são sempre a parte divertida de servir o gaspacho, portanto, seja criativo e acrescente o que lhe parecer bom! Pêssegos picados, pepino, manjericão fresco, sementes de cânhamo, croutons, nozes picadas (adoro especialmente amêndoas marcona ou pinhões) e/ou um fio de azeite de oliva seriam opções deliciosas.
Possíveis variações da receita
Aqui estão algumas outras variações que o senhor pode experimentar com essa receita de gaspacho de pêssego:
- Torne-o cremoso: Adicione um pouco de creme de leite ao gaspacho para deixá-lo ainda mais cremoso.
- Torne-o picante: Acrescente uma pitada de pimenta vermelha em flocos ou algumas fatias de pimentas frescas (como a jalapeño) para aumentar a temperatura.
- Faça-o sem glúten: Use pão sem glúten para fazer essa receita gf.
- Torná-la vegana: Pronto! Esta receita de gaspacho de pêssego já é naturalmente vegana.
- Sirva com um canudo: O gaspacho é geralmente servido com um copo e um canudo aqui na Espanha… o que eu acho muito divertido! Se o gaspacho parecer um pouco grosso demais, basta adicionar algumas colheres de sopa extras de água gelada para diluí-lo um pouco e depois bebericar 🙂
Mais receitas de gaspacho
O senhor está procurando mais receitas de gaspacho para experimentar? Aqui estão algumas das minhas favoritas:
Descrição
Esta receita de gaspacho de pêssego fresco apresenta uma deliciosa mistura de sabores doces e salgados e fica pronta facilmente em apenas 10 minutos.
- 1 meio quilo de pêssegos, sem caroço e picados grosseiramente
- 1 meio quilo de tomates Roma, sem caroço* e picados grosseiramente
- 1 fatia de pão integral
- metade de um Pepino inglês (sobre 6 onças), descascado e picado grosseiramente
- metade de um cebola roxa pequena (sobre 2 onças), descascado e picado grosseiramente
- ¼ xícara folhas de manjericão fresco embaladas (sobre 8 para 10 folhas grandes)
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 para 3 colheres de chá vinagre de xereza gosto
- 1 colher de chá de sal marinho fino
- algumas pitadas de pimenta-do-reino moída na hora
- 2 dentes de alho pequenos
- guarnições opcionais: pêssegos picados, pepino, manjericão fresco, sementes de cânhamo, croutons, nozes picadas e/ou um fio de azeite de oliva
- Mistura. Misture todos os ingredientes em um liquidificador e bata até ficar homogêneo.
- Tempere. Prove e tempere com mais sal, pimenta, vinagre de xerez e/ou manjericão, se necessário.
- Coe (opcional). Coe a mistura em uma peneira grande de malha fina, se o senhor quiser uma textura suave e sedosa.
- Refrigerar. Leve à geladeira em um recipiente fechado por pelo menos 3 a 4 horas ou até que esteja completamente gelado.
- Sirva. Sirva frio, coberto com as guarnições que o senhor desejar.
Notas
Como fazer o caroço dos tomates: Corte os tomates ao meio no sentido do comprimento. Use uma colher para retirar e descartar as sementes e os caroços brancos e duros.
Instruções de armazenamento: As sobras de gaspacho podem ser refrigeradas em um recipiente fechado por até 2 a 3 dias.
Compartilhe esta postagem