Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esse vibrante macarrão ao pesto de brócolis com limão é rápido e fácil de fazer e cheio de sabores frescos.
Seus legumes, verduras e macarrão… tudo em um prato maravilhoso! ♡
Todos nós aqui em casa somos grandes fãs desse macarrão com pesto de brócolis e limão por diferentes motivos. Teo, nosso filho pequeno, adora a cor vibrante e passou a chamar essa receita de “super-massa verde”, já que ultimamente temos falado muito com as crianças sobre como os vegetais verdes ajudam a manter nosso corpo bonito e forte. Meu marido, Barclay, ainda não conhece um prato de pesto ou brócolis que não goste, então esse já foi um sucesso na primeira vez que mencionei a ideia. E eu – atualmente com 38 semanas de gravidez e altamente motivada para colocar o jantar na mesa e tirar os pés do chão stat, rs – realmente aprecio o fato de que alguns atalhos fáceis podem fazer com que essa receita fique pronta em apenas 30 minutos. Além disso, ela é absolutamente deliciosa!
Recomendo fortemente o uso de um saco de floretes de brócolis pré-cortados, refrigerados ou congelados, para economizar um pouco de tempo de preparação. Depois, basta jogá-los na água quente do macarrão para um cozimento rápido, transferir o brócolis para um processador de alimentos enquanto o macarrão cozinha para transformá-lo em um pesto repleto de nutrientes e sabores, com espinafre fresco, muito manjericão fresco, alho, limão, parmesão, pinhões (ou amêndoas) e azeite de oliva e, em seguida, combinar o molho com o macarrão perfeitamente al dente para criar um lindo macarrão ao pesto.
É um prato fabuloso servido sozinho ou, é claro, o senhor pode misturar sua proteína cozida favorita (como camarão, frango, salmão, linguiça italiana) ou vegetais assados, se desejar. Ou, se o senhor estiver com vontade de comer salada de macarrão em um dia quente, essa receita também funciona muito bem servida fria em vez de quente. Opções, opções.
Seja qual for a receita que o senhor fizer, tenho certeza de que vai adorar tanto quanto nós. Então, pegue alguns brócolis e vamos fazer uma grande quantidade de macarrão ao pesto juntos!
Ingredientes do macarrão ao pesto de brócolis com limão
Aqui estão algumas observações rápidas sobre os ingredientes do macarrão ao pesto de brócolis que o senhor precisará para fazer esta receita:
- Macarrão: Gostamos de fazer esta receita com rigatoni mezzi em nossa casa, mas o senhor pode usar praticamente qualquer formato de macarrão curto ou longo de que mais goste aqui. Só não se esqueça de salgar generosamente a água do macarrão para realçar o melhor sabor da massa antes de adicionar o pesto.
- Floretes de brócolis: Normalmente, economizo tempo comprando um (2,5 xícaras) de floretes de brócolis pré-cortados e refrigerados, mas o senhor pode perfeitamente cortar seus próprios floretes de brócolis à mão ou use floretes congelados pré-cortados.
- Manjericão fresco: O manjericão fresco sempre acrescenta uma deliciosa explosão de sabor herbáceo e aromático ao pesto e combina lindamente com o sabor do brócolis.
- Parmesão: Como sempre, recomendo muito (muito mesmo) comprar uma fatia de Parmigiano-Reggiano e ralá-la você mesmo para obter o frescor ideal e o rico sabor umami. Eu faço isso usando um microplano e balança de cozinha para garantir que eu tenha a quantidade correta.
- Pinhões ou amêndoas torrados: Fique à vontade para usar pinhões torrados ou amêndoas fatiadas torradas para acrescentar um sabor cremoso e de nozes ao pesto de brócolis.
- Espinafre baby: Eu sempre gosto de acrescentar alguns punhados de espinafre fresco para adicionar nutrientes extras ao pesto. Não dá para sentir o gosto, mas com certeza deixa a cor verde ainda mais vibrante.
- Alho: Os dentes de alho frescos (crus) dão um toque delicioso ao pesto e combinam deliciosamente com o limão e o manjericão.
- Limão: O toque cítrico do limão fresco é essencial aqui para equilibrar e realçar os sabores do pesto. Colocaremos as raspas e o suco de limão no próprio molho, mas recomendo colocar uma fatia de limão em cada porção para quem preferir uma massa ainda mais cítrica.
- Sal e pimenta: Como sempre, não se esqueça de temperar generosamente o molho pesto com sal e pimenta.
- Azeite de oliva: E, por fim, recomendo usar um azeite de oliva extra-virgem de melhor qualidade sempre que fizer pesto, pois o sabor dele realmente se destacará no molho.
Dicas de receitas
As instruções completas de como fazer esse macarrão ao pesto estão incluídas na caixa de receitas abaixo, mas aqui estão algumas dicas extras que o senhor deve ter em mente:
- Não cozinhe demais o macarrão. Todos os senhores sabem que esse é um dos meus favoritos. 😉 Mas não confie nas instruções de tempo da embalagem do macarrão e, em vez disso, teste a textura regularmente durante os últimos minutos de cozimento para que o senhor cozinhe *apenas* até ficar al dente. Cada pedaço de macarrão deve estar firme e ainda ter uma “mordida” mastigável em sua textura.
- Reserve um tempo para torrar as nozes. Também vale a pena dedicar alguns minutos extras para torrar os pinhões ou as amêndoas até que fiquem levemente dourados, a fim de realçar o melhor de seus sabores. O senhor pode fazer isso em uma frigideira refogada em fogo médio-baixo ou no forno. Fique de olho para que não queimem.
- Bata o pesto no liquidificador até ficar bem homogêneo. Prefiro que a textura desse pesto seja bem suave, por isso recomendo misturar um pouco de água de macarrão com amido ao pesto até obter uma textura agradável e cremosa.
- Prove o pesto antes de adicioná-lo ao macarrão. Além disso, não se esqueça de provar rapidamente o pesto antes de adicioná-lo ao macarrão. Talvez o senhor precise de mais sal, pimenta ou suco de limão.
- O senhor pode saborear quente ou frio! Esse macarrão ao pesto é igualmente delicioso servido quente ou frio, na minha opinião. Portanto, sinta-se à vontade para saboreá-lo quente com seus legumes ou proteínas favoritos ou, se preferir, pode sempre lavar o macarrão al dente em água fria e depois misturá-lo com o pesto para fazer uma salada de macarrão fria. Ambas são ótimas opções!
Variações da receita
Como mencionado acima, sinta-se totalmente à vontade para adicionar qualquer proteína, legumes ou coberturas extras que o senhor desejar a esta receita. Mas se o senhor estiver procurando outras variações específicas do pesto de brócolis, aqui estão algumas opções divertidas para experimentar:
- Adicione creme de leite. Acrescente um pouco de creme de leite ao pesto para deixar o molho mais cremoso.
- Adicione um pouco de calor. Acrescente uma pitada generosa de flocos de pimenta vermelha esmagada ao pesto ou sua pimenta fresca picada favorita (como jalapeño ou uma pimenta vermelha tailandesa).
- Adicione diferentes ervas frescas. Acrescente uma erva adicional ao manjericão, como cebolinha fresca, hortelã, orégano, alecrim, sálvia ou tomilho.
- Acrescente tomates secos ao sol. Adicionar
- Asse os brócolis. Assar os floretes de brócolis até ficarem macios em vez de fervê-los.
- Use sementes no lugar de nozes. Substitua os pinhões ou as amêndoas por suas sementes favoritas, como pepitas ou sementes de girassol.
Mais receitas favoritas de pesto
O senhor está procurando mais receitas deliciosas de pesto para experimentar? Aqui estão algumas de nossas favoritas:
Descrição
Este vibrante macarrão ao pesto de brócolis com limão é rápido e fácil de fazer e cheio de sabor fresco!
- 1 meio quilo de macarrão cru (Usei mezze rigatoni)
- 2 1/2 xícaras (8 onças) de floretes de brócolis
- 1 xícara (1 onça) de folhas de manjericão fresco, bem embaladas
- 1 xícara (1 onça) de queijo parmesão ralado na hora
- 1/3 de xícara pinhões torrados ou amêndoas lascadas
- 1 Um punhado grande (2 onças) de espinafre fresco
- 2 dentes de alho grandes
- 1 limão grande, raspas e suco
- 1/2 colher de chá cada: sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora
- 1/2 xícara azeite de oliva extra-virgem
- Ferva a água. Leve uma panela grande com água generosamente salgada para ferver em fogo alto.
- Cozinhe os brócolis. Quando a água estiver fervendo, adicione o brócolis e mexa para misturar. Cozinhe por 3 minutos ou até ficar macio. Use um coador de aranha ou uma escumadeira para transferir os brócolis para um processador de alimentos, deixando o restante da água fervendo na panela.
- Cozinhe o macarrão. Acrescente o macarrão à panela e cozinhe até ficar *justamente* al dente. Enquanto isso, prepare o pesto enquanto o macarrão cozinha.
- Prepare o pesto. Coloque o manjericão, o parmesão, os pinhões, o espinafre, o alho, as raspas de limão, o suco de limão, o sal e a pimenta no processador de alimentos. Pulse para misturar enquanto adiciona lentamente o azeite de oliva até que a mistura fique homogênea. Retire ¼ de xícara da água do macarrão fervente com amido e adicione-a ao pesto. Bata no processador de alimentos até ficar bem homogêneo e cremoso (se necessário, adicione mais água do macarrão para obter essa consistência bem homogênea).
- Misture. Quando o macarrão estiver al dente, retire mais 1/2 xícara da água fervente com amido do macarrão e reserve. Coe o macarrão e coloque-o de volta na panela. Acrescente o pesto de brócolis e misture bem. Se o pesto parecer seco, acrescente um pouco da água com amido e misture bem.
- Sirva. Sirva quente, guarnecido com parmesão extra e um toque de pimenta-do-reino, e divirta-se!
Compartilhe esta postagem