Esta postagem pode conter links de afiliados. Por favor, leia meu política de divulgação.
Esta salada de batata-doce assada com abacate e couve é carregada com a mistura perfeita de ingredientes saudáveis e temperada com um irresistível molho de tahine com chipotle.
Uma salada digna de restaurante que a senhora vai querer fazer de novo e de novo… e de novo. ♡
Essa salada de couve inspirada no Tex-Mex é recheada com batata-doce assada, abacate cremoso, pepitas crocantes, cebola roxa crocante, feijão preto, uma pitada de queijo picante e muito coentro. Depois é regado com um molho de tahine com chipotle e limão (fácil de fazer com apenas 4 ingredientes!). E, estou dizendo aos senhores, uma mordida cheia de todos esses sabores deliciosos é pura salada perfeição.
Essa é uma daquelas saladas que é satisfatoriamente saudável sem ser muito pesada. É fácil de preparar, caso o senhor queira preparar os diferentes componentes com antecedência. É naturalmente sem glúten e pode ser facilmente transformada em vegana se o senhor não usar o queijo. Ficaria delicioso com frango, bife, camarão ou chouriço se o senhor quiser acrescentar uma proteína. E, embora essa receita possa ser deliciosa servida como uma salada de acompanhamento, nós a preparamos com prazer como uma refeição em nossa casa e sempre gostamos de cada mordida.
Eu realmente não me canso desses sabores e sei que os senhores também serão grandes fãs dessa receita. Então, pegue um pouco de couve e vamos fazer uma grande salada verde juntos!
Ingredientes da salada de batata doce com abacate e couve
Aqui estão algumas observações sobre os ingredientes de que o senhor precisará para fazer essa receita de salada de couve:
- Batata-doce: Recomendo cortá-las em cubos ½-polegadas para que elas assem rapidamente. O senhor pode deixar a casca (minha preferência) ou descascar as batatas-doces antes de cortá-las em cubos.
- Temperos: Usaremos uma mistura simples de cominho moído, pimenta em pó, alho em pó, sal marinho fino e pimenta-do-reino moída na hora para temperar as batatas-doces.
- Couve: O senhor pode usar couve crespa fresca ou couve lacinato (também conhecida como “dinossauro” ou toscana). Removeremos os talos duros e massagearemos brevemente a couve com óleo para amolecer antes de adicioná-la à salada.
- Feijões: Para esta receita, recomendo uma lata de feijão preto ou de feijão pinto, lavados e escorridos.
- Abacate: Cortaremos um abacate grande e maduro em cubos para adicionar a esta salada, cuja textura cremosa e sabor são deliciosos aqui.
- Cebola vermelha: Recomendo o uso de um mandoline ou de uma faca de chef para fatiar a cebola roxa bem fininha ou, se preferir, o senhor pode cortá-la em cubos.
- Coentro: Gosto de acrescentar uma quantidade generosa de coentro fresco picado a esta salada. Mas se o senhor for avesso ao coentro, pode deixá-lo de fora.
- Pepitas: Eu realmente adoro a textura e o sabor das pepitas assadas nesta salada, mas fique à vontade para usar qualquer outra noz ou semente que o senhor tenha à mão. (Pecãs, amêndoas, nozes, pistache ou sementes de girassol seriam ótimas opções!)
- Queijo (opcional): Adoro o toque salgado e cremoso que um pouco de queijo cotija ou feta esfarelado acrescenta a esta salada. Mas o senhor pode omitir o queijo se quiser que essa salada não contenha laticínios ou seja vegana.
- Molho de tahine com chipotle: Esse molho é fácil de preparar com chipotle em molho adobo, tahini, suco de limão e xarope de bordo.
Dicas para fazer esta salada
As instruções completas sobre como fazer essa salada de couve estão incluídas na receita abaixo, mas aqui estão algumas dicas extras que o senhor deve ter em mente:
- Prepare todo o resto enquanto a batata-doce assa. Assar as batatas-doces é definitivamente a etapa mais demorada desta receita. Portanto, prepare e coloque as batatas-doces no forno e, em seguida, faça o restante do corte e da mistura enquanto elas assam.
- Dilua o molho conforme necessário. Marcas diferentes de tahine podem variar significativamente e afetar a espessura do molho, portanto, não hesite em adicionar mais ou menos água, conforme necessário, para obter uma consistência que possa ser despejada.
- Não se esqueça de massagear a couve. Dedicar um minuto extra para massagear a couve com azeite de oliva realmente ajuda a suavizar sua textura.
Possíveis variações da receita
Esta receita é bastante flexível, portanto, sinta-se à vontade para ser criativo e trocar seus ingredientes favoritos. Por exemplo, o senhor poderia…
- Adicionar uma proteína: Adicione frango cozido, carne de porco, filé, camarão ou chouriço.
- Adicione alguns grãos integrais: Adicione um pouco de quinoa cozida, farro, trigo sarraceno, cuscuz, arroz integral ou arroz selvagem.
- Adicione mais vegetais: Adicione outros vegetais (crus ou assados), como pimentões, milho, jicama ou tomates.
- Adicione legumes diferentes: Adicione um tipo diferente de legumes no lugar do feijão preto, como grão-de-bico ou lentilha.
- Adicione frutas secas: Adicione cranberries secas, cerejas secas, manga seca picada ou abacaxi seco picado.
Mais receitas de saladas vegetarianas
O senhor está procurando mais receitas de saladas vegetarianas frescas para experimentar? Aqui estão algumas de nossas favoritas:
Descrição
Esta salada de batata-doce assada com abacate e couve é carregada com a combinação perfeita de ingredientes saudáveis e temperada com um irresistível molho de tahine com chipotle.
Ingredientes da salada:
- 1 1/2 libras de batata-doce, cortada em cubos ½-cubos de polegada
- 2 colheres de sopa de óleo, divididas
- 1 colher de chá cada: cominho moído, pimenta em pó, alho em pó
- 1/2 colher de chá cada: sal marinho fino, pimenta-do-reino moída na hora
- 3 onças couve fresca, picada e sem os talos duros
- 1 (15 onças) lata de feijão preto, enxaguado e escorrido
- 1 abacate grande, cortado em cubos
- 1 cebola roxa pequena, cortada em fatias muito finas
- 1 xícara coentro fresco picado e solto
- 2/3 de xícara pepitas torradas
- (opcional) queijo cotija ou feta esfarelado
Ingredientes do molho Chipotle Tahini:
- 1/2 xícara água
- 1/4 de xícara tahini
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 1 para 2 colheres de chá de xarope de bordo
- 1 chipotle em molho adobo (mais 1 colher de chá de molho adobo)
- Prepare o forno e a assadeira. Aqueça o forno a 425°F. Forre uma assadeira grande com papel manteiga.
- Assar as batatas-doces. Coloque as batatas-doces em um recipiente de mistura grande. Regue uniformemente com 1 colher de sopa de óleo e polvilhe uniformemente com as especiarias. Misture bem. Espalhe as batatas-doces na assadeira preparada em uma única camada. Asse por 30 minutos ou até ficarem macias e, em seguida, transfira a assadeira para uma grade.
- Misture o molho. Adicione todos os ingredientes do molho a um liquidificador (ou veja a opção sem liquidificador abaixo) e bata até ficar homogêneo. Se o senhor preferir um molho mais fino, pode acrescentar mais água. Prove e tempere com sal e pimenta, conforme necessário.
- Massageie a couve. Coloque a couve em uma tigela grande e regue-a uniformemente com a 1 colher de sopa de óleo restante. Massageie o óleo na couve por 1 a 2 minutos até amolecer.
- Misture e sirva. Acrescente os ingredientes restantes da salada e as batatas-doces cozidas e misture bem até obter uma combinação homogênea. Sirva imediatamente, regada com o molho de tahine com chipotle, e divirta-se!
Compartilhe esta postagem